Vitaminas e Minerais
Para que o nosso metabolismo funcione de forma satisfatória, precisamos suprir algumas necessidades diárias de nutrientes essenciais, ou seja, que não somos capazes de produzir sozinhos. Para isso, buscamos nos alimentos as principais vitaminas e minerais envolvidos no metabolismo de proteínas, carboidratos e lipídios, indispensável para a produção de energia e construção tecidual do nosso corpo.
As vitaminas são compostos orgânicos extremamente frágeis, que podem ser facilmente destruídas pelo calor, ácidos, luz e certos metais. Existem vitaminas que exigem a presença lipídica para sua solubilidade e degradação no organismo, as chamadas lipossolúveis, presentes na maioria dos alimentos ricos em gordura, como carnes, lácteos e óleos. As vitaminas hidrossolúveis são as que dissolvem em água, ou seja, são mais facilmente absorvidas no nosso organismo por não necessitarem de gordura ou outro nutriente além da água, presente naturalmente no corpo e na maioria dos alimentos crus, onde essas vitaminas são frequentemente encontradas. Entre as Lipossolúveis estão:
- Vitamina A: Esse micronutriente tem grande importância para a nutrição do globo ocular. Age como antioxidante, mas em excesso é prejudicial para o organismo. Encontramos em alimentos como cenoura, laranja, abóbora. Carência: Cegueira noturna.
- Vitamina D: Esse micronutriente promove a absorção de cálcio, ajudando no desenvolvimento de ossos e dentes. Encontramos em peixes, alimentos lácteos e ovos. Carência: Raquitismo.
- Vitamina E: Esse micronutriente tem grande ação antioxidante, protegendo o organismo de reações de processos metabólicos e agentes tóxicos. É encontrado em soja, amendoim, vegetais verde-folhosos. Carência: Esterilidade e problemas neuronais.
- Vitamina K: Esse micronutriente apresenta importância na coagulação sanguínea. Podemos encontrar em alimentos como tomate, brócolis, couve-flor. Carência: Hemorragias.
As Hidrossolúveis:
- Vitamina C ou Ácido Ascórbico: Esse micronutriente auxilia o sistema imune, ajuda na absorção de ferro e tem ação antioxidante. Pode ser encontrado na laranja, acerola, goiaba. Carência: Escorbuto.
- Complexo B: Conjunto de micronutrientes que ajudam a manter saudável os nervos, pele, olhos, aparelho gastrointestinal. Encontramos esses elementos em arroz integral, feijão, lentilha e outros cereais, além dos alimentos crus no seu geral. Os principais compostos deste complexo são:
- Vitamina B9 ou Ácido Fólico: Também conhecido como Folato, atua
na formação de glóbulos vermelhos, previne defeitos congênitos na gravidez e
previne câncer.
- Vitamina B12 ou Cobalamina: Tem
função indispensável na formação do sangue (células vermelhas), previne
problemas cardíacos e ajuda na manutenção do sistema nervoso. Podemos encontrar
principalmente em carnes e ovos.
Assim como as vitaminas, os minerais também têm função essencial na síntese enzimática e metabolismo normal do nosso corpo. Os minerais são substâncias inorgânicas que constituem a maioria dos tecidos duros do corpo, como ossos, dentes e unhas, mas também compõem músculos, células sanguíneas e sistema nervoso. Os principais deles:
- Cálcio (Ca): É um dos elementos mais abundantes do organismo. Atua na formação de ossos e dentes, coagulação sanguínea, ativação de enzimas, condução de impulsos nervosos e contração muscular. Encontrado principalmente em produtos lácteos, na gema do ovo e na casca do gergelim. Carência: Osteoporose e retardo de crescimento.
- Magnésio (Mg): Encontrado nos ossos, músculos, tecidos moles e líquidos extracelulares, é necessário para a atividade normal das enzimas e para o uso de energia. Estimula o crescimento de ossos e é fundamental para a função normal do cálcio. Podemos encontrá-lo em alimentos verdes folhosos, nozes e cereais integrais. Carência: Espasmos musculares, irritabilidade e perda de apetite.
- Sódio (Na): Representa 1% do peso corporal ou 70g para um homem adulto. Age equilibrando os líquidos corporais e impede o endurecimento do cálcio e do magnésio, o que pode levar a cálculos biliares. Tem importante função no controle da pressão arterial e em excesso pode contribuir para a hipertensão. Carência: Muito rara, ocasiona letargia e fraqueza. Encontramos o sódio facilmente no chamado sal de cozinha e em alimentos industrializados.
- Ferro (Fe): É muito importante na formação da hemoglobina, oxidação celular e participa de reações enzimáticas. É encontrado em carnes, vegetais verdes e principalmente nas leguminosas como o feijão. A carência deste mineral causa anemia.
Procure um nutricionista e adeque-se à dieta mais completa pra você!