domingo, 29 de abril de 2012

Hábitos Alimentares


Como e quando começamos a formar o nosso habito alimentar? Quando ele começou a afetar negativamente a nossa saúde? O que fazer para mudar? Este é o tema que trata a primeira aula da quarta edição do Grupo de Reeducação Alimentar.

A formação do hábito alimentar inicia já na gestação, quando a alimentação da mãe transmite sensações ao feto pelo cordão umbilical. Crianças na faixa de 2 a 3 anos têm o costume de imitar os pais e os cuidadores, e geralmente irão comer aquilo que os virem comendo. É nesta fase também que a criança começa a distinguir as coisas que gosta das que não gosta pelas sensações que o alimento transmite, como textura, cor, odor. Até os quatro anos, a criança tem o seu “gosto” formado e a frequência com que um alimento lhe é apresentado faz com que se acostume a ele, e, uma vez familiarizada com aquele alimento, passará a consumi-lo.

 

Adolescentes são com frequência relacionados a um comportamento de rebeldia e teimosia, mas não devem ser forçados a comer algo que não querem ou não gostam como castigo. Muitas vezes um “trauma” ligado às punições com alimentos pode desencadear sensações e lembranças desagradáveis ao adolescente a cada vez que ele for apresentado àquele alimento, o que pode acompanha-lo pelo resto da vida. Outro comportamento comum é a utilização de alimentos como prêmio, o que gera ansiedade, uma vez que o leva a realizar certas tarefas pensando na recompensa que lhe será oferecida. Este ato também pode gerar um reflexo que se estenderá ao longo da vida. Durante essa fase, outro fator que exerce enorme influencia na formação do habito alimentar é a mídia, que trabalha na construção do senso comum, fazendo com que um grande grupo de pessoas acredite que o que ela reproduz é a verdade. Adolescentes, principalmente do sexo feminino, são muito influenciáveis pelo que pessoas presentes na mídia estão fazendo, ou pelo que as amigas disseram ou pelo que o maior público da escola aderiu.  A mídia trata a beleza como físico, corpo, tudo gira em função de “ser bonito é estar em forma” e quem constrói a melhor forma é a própria mídia.

 

Na fase adulta criamos certa independência: morar sozinho significa ter que cozinhar, passar o dia trabalhando significa fazer refeições rápidas, passar o dia na universidade significa lanchar ao invés de almoçar. Tudo isso interfere nas escolhas pelos alimentos, e muitas vezes optamos pelo prático e disponível no lugar do saudável. A rotina lida com horários. Pra quem tem uma rotina cheia de tarefas, dificilmente terá uma alimentação adequada, ou tempo adequado, criando assim hábitos errados que acabam prejudicando além da saúde o desempenho do indivíduo em suas funções.

Outros fatores que afetam diretamente o habito alimentar são a cultura do local onde se vive, a apresentação dos alimentos, o ambiente em que o indivíduo se encontra, a sua genética e histórico familiar, e o poder econômico.  Aspectos sócio culturais também participam da escolha alimentar e do desenvolvimento de um habito saudável, por exemplo: as facilidades no transporte reduzem a atividade física, trabalho mecânico e tecnologia reduzem o esforço gasto no período do trabalho e estudos, a violência e rapidez das relações interferem na escolha do alimento por algo pronto, alem de tele-entregas e fast foods. Isso leva a substituição de refeições tradicionais por preparações mais convenientes ao tempo e espaço.


Muitos destes fatores levam ao consumo exagerado de alimentos com altos teores de sódio, gorduras e conservantes, o que acarreta em danos a saúde.  Hoje em dia, como todos sabem, são comuns doenças contemporâneas como o estresse, e doenças crônicas como obesidade, hipertensão, diabetes, e dislipidemias; todas essas doenças estão estritamente relacionadas a um hábito alimentar inadequado, entre outros fatores.  

Cada vez mais as pessoas se conscientizam da importância da alimentação adequada e de hábitos de vida saudáveis. O primeiro passo para buscar uma nova realidade é a VONTADE DE MUDAR, e com persistência iremos alcançar os resultados desejados. 



Parabéns a todos os participantes do Grupo de Reeducação Alimentar. Vocês deram o primeiro passo! Vamos juntos alimentar essa ideia!